EquiWordConjuntos: Algum Spolier

06/09/2019

“The most important part of giving an aid is the release of the aid” (Klaus Balkenhol)

Em tradução livre: a parte mais importante em dar um comando (“ajuda”, no nosso jargão técnico) é o momento de ceder. Para muita gente essa afirmação pode soar revolucionária. Não é. Dentro do Adestramento, quero dizer, da literatura disponível, já encontrei esse tema com freqüência e através de vozes de enorme relevância no esporte como Kyra Kyrklund, Tineke Bartels, além do próprio Balkenhol, para ficar com alguns poucos exemplos.
Ocorre que não existe forma mais simples de absorver esse conceito do que a pé, próximo ao cavalo e atento à sua linguagem - uma linguagem silenciosa e precisa. Pois é exatamente assim que começamos cada uma das edições do EquiWordConjuntos (por isso “Word”: queremos tratar da comunicação, ou da palavra, e não do “mundo” - world).
Assim, o praticante tem logo de cara a chance de desenvolver o timing e aproximar-se do cavalo muitas vezes de uma forma que não havia experimentado até então. Sim, para algumas pessoas é mais complicado deixar velhos hábitos e preconceitos, mas fica claro que os benefícios são grandes.
A partir daí o curso segue com um grau de individualização crescente, abarcando outras práticas, para chegar a uma equitação mais sofisticada, em linha com a citação do início do texto. Para tanto, muita atenção é dada a fundamentos próprios da equitação, como o desenvolvimento do assento independente.
Que o cavalo se movimente sem constrangimentos de ordem física ou psíquica, podendo assim exibir suas faculdades em plena potência, e em linha com o bem-estar animal: esse é nosso objetivo.
Próxima turma começando dia 15 de novembro, em Campinas-SP. Entre em contato para informações e inscrição!